RUMO À 9ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

Publicado em 22 ago 2018

Rumo à 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Aparecida celebra 60 anos de existência, tendo em vista o objetivo geral: celebrar o ano jubilar, proporcionar formação aos leigos, avaliar seu Plano Pastoral e fazer memória de sua história, especialmente de seus leigos e a realização da visita pastoral.

 

Em sintonia com o objetivo geral do Ano Jubilar, queremos avaliar a caminhada pastoral da nossa Igreja Particular de Aparecida. Está chegando a hora de realizarmos nossa 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que terá como objetivo avaliar e projetar a caminhada na nossa missão evangelizadora nesta Igreja Particular.

 

Já iniciamos a preparação para esse importante evento quando no dia 25 de abril de 2018, nos reunimos com as lideranças para um primeiro momento de reflexão sobre a caminhada pastoral, onde nosso Arcebispo Dom Orlando Brandes, nos ajudou a pensar quais poderão ser as prioridades pastorais, o que podemos melhorar para que nossa pastoral seja mais frutuosa e responda aos desafios do tempo presente, para uma Igreja missionária de comunhão e participação. Também o clero teve a oportunidade de participar da reflexão e dar suas contribuições para que possamos avaliar a caminhada pastoral.

 

Em sintonia com o Plano Pastoral da Arquidiocese de Aparecida em vigor, conforme as urgências da missão evangelizadora: uma igreja em estado permanente de missão, uma igreja casa da iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades e uma igreja a serviço da vida para todos, é necessário repensar e atualizar a caminhada pastoral para nos convertermos de uma pastoral de manutenção para uma pastoral decididamente missionária superando estruturas ultrapassadas que não respondem aos desafios da evangelização.

 

A nossa 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de Agosto, das 19h30 às 21h30, no Auditório da Pousada Bom Jesus, Rua Barão do Rio Branco, 412, Centro – Aparecida. Participarão da Assembleia:

  • Os padres diocesanos e os religiosos com missão em paróquia
  • Diáconos
  • Representante dos seminaristas
  • Representantes dos religiosos (coordenação CRB diocesana)
  • Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Movimentos, Novas Comunidades e Assessores
  • Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Econômico Paroquial
  • Dois Leigos de representatividade paroquial indicados pelo pároco

 

Não podemos nos esquecer de que a Igreja existe para evangelizar. E como a evangelização é um todo, é preciso que seja realizada de maneira orgânica, isto é, com uma pastoral planejada, programada, de conjunto e realizada mediante uma espiritualidade missionária e de comunhão. À luz da Palavra de Deus devemos responder aos desafios da evangelização, renovando nosso ardor missionário e pastoral, promovendo a comunhão fraterna que fortalece a missão, pois “a comunhão é missionária e a missão é para a comunhão.” (DAp 163).

 

O papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, convoca a Igreja a avançar no caminho da conversão pastoral e missionária, a não deixar as coisas como estão e a se constituir em estado permanente de missão, a ser uma Igreja em saída.

 

Para esta Assembleia contamos com a oração e o empenho de todos: presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas que amam esta Igreja fortalecendo ainda mais nossa identidade diocesana na fidelidade ao Evangelho de Cristo. Portanto vamos avaliar, refletir, celebrar nossa caminhada, com suas conquistas e desafios e planejar nossa missão para uma renovada e vigorosa ação evangelizadora.

 

Também não podemos nos esquecer de que o nosso Plano Pastoral tem como objetivo “evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, sendo Igreja em saída, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, indo ao encontro das periferias existenciais, preferencialmente os pobres, jovens e afastados para que todos tenham vida.”

 

Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, a primeira leiga, vivamos este tempo de graça com solicitude e “fé ardente e generosa para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz”. (Papa Francisco).  

“Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar!”

 

Pe. André Gustavo de Sousa

Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aparecida


fonte: a12.com

Deixe uma resposta



Delicious Digg Stumble Upon Google Bookmarks


COLINA PARK HOTEL | Rua Oliveira Braga, 270 Aparecida São Paulo - CEP 12.570-000
Tel: (12) 3105-1636 Fax.: (12) 3105-9203 | contato@hotelcolinapark.com.br