
A proposta da encíclica Laudato Si do Papa Francisco
vai nortear o 3º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo.
Representantes de 11 estados brasileiros estão reunidos em Caldas Novas (GO), para discutir a relação entre turismo e a encíclica ambiental do Papa Francisco, a Laudato si.
O documento lançado em maio de 2015 propõe a vivência de uma nova ecologia: a Ecologia Integral, que é baseada em princípios cristãos, mas que diz respeito a toda a humanidade.
A terceira edição do encontro conta com a presença da referencial latino-americana da Pastoral do Turismo junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Dênia Menguellis, que abordará o tema principal: Turismo e a Ecologia Integral à Luz da Encíclica Laudato Si. Outros palestrantes irão tratar de assuntos como o Turismo de Base Comunitária, Turismo Religioso e Cultural, Formação de Agentes e a dimensão profética da Pastoral do Turismo.
O tema escolhido para esse terceiro encontro reflete, segundo o coordenador nacional da Pastoral do Turismo padre Manuel Filho, a atenção da Pastoral com o apelo do Papa, e principalmente, o desenvolvimento e fortalecimento de ações que colaborem para a tomada de consciência dos turistas acerca da preservação.
“Existe ainda uma mentalidade predatória acerca do turismo, e nós devemos favorecer uma prática de turismo que cuide da Casa Comum, que tenha um consumo consciente dos bens naturais e religiosos, que cuide da natureza, que não deprede o ambiente e nem os bens históricos e dialogue com a cultura local. É isso que a gente quer suscitar no coração dos agentes para que ao voltar para suas bases possam desenvolver ações para que o turista tenha consciência desta realidade”, disse ao A12.com.
Presença do Santuário Nacional
Foto de: Jornal Santuário.

Padre Jorge Sampaio representará
o Santuário Nacional no evento.
O Santuário Nacional de Aparecida, considerado o destino religioso mais visitado do Brasil, marcará presença no evento na pessoa do padre Jorge Sampaio, diretor comercial da Rede Aparecida de Comunicação. Para ele o encontro vai favorecer discussões que necessitam de um maior aprofundamento. “O Santuário está sempre atento aos temas da Igreja, e esse tema traz uma provocação especial para a proteção e o cuidado com a natureza, de forma geral. Não dá pra se falar da natureza humana, obra de Deus, se a gente não falar da natureza criada, que é dom de Deus e que é o sustentáculo da vida”, afirma.
O diretor assinala ainda a oportunidade ímpar para discussão de ideais no setor turístico-religioso e a adoção de novas posturas frente ao documento do Papa. “O Santuário sendo o maior destino turístico-religioso do país não pode ficar de fora desses eventos. Nós temos uma responsabilidade ainda maior de se fazer presente nesses momentos para criar comunhão com a Igreja e com os seus organismos”.
O 3º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo segue até o 12 de novembro, no Salão Millenium, em Caldas Novas (GO). Confira a programação completa aqui.
