Cerimônia de abertura marca início dos trabalhos da 54ª Assembleia Geral da CNBB

A cerimônia de abertura da 54ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP), onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos durante esses dias.

Para abrir os trabalhos da Assembleia compuseram a mesa, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida; o prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondess; o cardeal arcebispo Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; a presidência da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner e o núncio apostólico do Brasil Dom Giovanni d’Aniello.

Cerimônia Abertura 54ª Assembleia CNBB_foto: Thiago Leon

Com palavras de acolhida o reitor do Santuário Nacional cumprimentou os bispos e desejou que os trabalhos da Assembleia apresentem sinais de esperança ao povo brasileiro.

“Senhores o nosso povo está inseguro pelo futuro do nosso país. Infelizmente a confiança depositada nas urnas nas eleições culminou numa angústia atual. A CNBB sempre foi um guarda-chuva do qual o povo espera uma proteção e o nosso povo precisa respirar esperança, estamos carentes de palavras que nos faça acreditar. Esperamos que essa Assembleia reacenda a chama da vida para a qual queremos trabalhar. Temos a certeza que o Esprito Santo de Deus não abadonará aqueles que foram colocados na condição de guias espirituais do país”, colocou.

O reitor do Santuário Nacional fez ainda um pedido especial aos bispos pela valorização dos santuários diocesanos.

“Este lugar é referência de atendimento a peregrinos faço um pedido em nome dos reitores de santuários, que registrem os seus santuários diocesanos no conselho de reitores de santuários para que em nossa assembleia tenhamos a maioria participando e que a exemplo da CNBB os santuários trabalhem em unidade”, pediu.

O núncio apostólico, Dom Giovanni disse que está mais uma vez em comunhão com a Assembleia da CNBB e coloca em suas orações os trabalhos dos bispos.

“Faço votos para os trabalhos que saem dessa Assembleia sejam o rosto de Cristo, a luz do mundo e façam com que essa imagem do Cristo seja transmitida aos outros. Que a Igreja possa sempre mais aparecer, bonita, em comunhão forte como testemunho para todos os irmãos”, desejou.

“Não pode haver uma igreja em saída sem a participação efetiva dos leigos e leigas e não pode haver uma sociedade fraterna se os leigos não forem sal e luz…”

O presidente da CNBB, Dom Sérgio, destacou o tema da Assembleia valorizando os leigos e falou ainda do papel da Igreja em tempos de crise.

“Não pode haver uma igreja em saída sem a participação efetiva dos leigos e leigas e não pode haver uma sociedade fraterna se os leigos não forem sal e luz […]. No momento de crise muitos, com razão, voltam seu olhar para a igreja em busca de sabedoria, e a igreja, nesse momento representada pelos bispos, volta os seu olhar ao Cristo e coloca-se em posição de diálogo em escuta para melhor oferecer uma solução ao povo […]a Igreja quer oferecer a todos a misericórdia Divina à luz do Evangelho, os critérios éticos que devem sempre nortear a vida pessoal, comunitária e social”, indicou.

Os trabalhos dos bispos seguem nesta quarta-feira em plenárias fechadas ao público. Às 15h acontece a coletiva de imprensa que hoje terá a presença de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana (MG) e Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ). A entrevista será transmitida online pelo A12.com/cnbb.

Foto de: Thiago Leon

Cerimônia Abertura 54ª Assembleia CNBB_foto: Thiago Leon

Bispos reunidos em Aparecida (SP) iniciam trabalhos da 54ª Assembleia Geral da CNBB

Cerimônia de abertura marca início dos trabalhos da 54ª Assembleia Geral da CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo