
De 04 a 05 de outubro acontece em Roma a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
Na Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, ocorrida o ano passado foram apresentados os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização, realidades que exigem da Igreja atenção pastoral e respostas rápidas para ajudar as famílias a realizarem na Igreja e no mundo a sua missão. Seguem algumas propostas dos padres sinodais: “Em primeiro lugar, será importante nos nossos dias, anunciar o Evangelho da família. Será o testemunho jubiloso dos cônjuges e das famílias, igrejas domésticas que fará com que a mensagem sobre a família encontre eco no coração e na vida das pessoas. As famílias católicas estão chamadas a serem, elas mesmas, protagonistas ativas da pastoral familiar.”
Este ano, o Sínodo Ordinário nos oferecerá oportuna reflexão e pistas de ação para a evangelização das famílias com proposições pastorais que nos permitam realizar uma intensa e vigorosa pastoral familiar. O Instrumento de trabalho para o Sínodo chama nossa atenção para alguns aspectos importantes:
“A Igreja tem o dever de mostrar o rosto de Deus que nunca nos abandona e sempre é capaz de devolver força e esperança” (n.113). Terá ênfase a misericórdia no que diz respeito ao acompanhamento pastoral das diversas realidades de nossas famílias, sobretudo os casos especiais. “Segundo algumas pessoas, a atenção a estes casos concretos deve ser conjugada com a necessidade de promover linhas pastorais comuns.
A falta destas contribui no crescimento da confusão e da divisão, e produz um forte sofrimento naquelas pessoas que tiveram o matrimônio fracassado e outros que, de repente, se sintam julgados injustamente” (n.119)
“As situações dos casais de segunda união também exigem um discernimento atento e um acompanhamento especialmente respeitoso, evitando qualquer linguagem ou comportamento que os discriminem, mas que busque promover sua participação na vida da comunidade. Para a comunidade cristã, cuidar deles não significa uma debilitação da fé, nem do testemunho sobre a indissolubilidade do matrimônio, precisamente seu cuidado expressa sua caridade” (n. 120).
Este e outros assuntos importantes serão refletidos neste tempo sob a luz do Espírito Santo para o bem e a santificação de nossas famílias.
Acompanhemos com nossas orações este Sínodo, que terá como presidente-delegado nosso arcebispo Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis. Sobre essa temática, Dom Damasceno destaca que: “da família depende o futuro da humanidade e da Igreja. É na família que se formam os cristãos, os cidadãos. Os filhos aprendem os valores que vão orientá-los quando adultos. Da família depende o bem da sociedade”. Aguardemos com esperança as conclusões pastorais deste Sínodo sobre a Família.
Rezemos pelo bom êxito deste Sínodo:
ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA PELO SÍNODO
Jesus, Maria e José em vós nós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a vós dirigimo-nos com confiança. Sagrada Família de Nazaré, faz também das nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.
Jesus, Maria e José em vós nós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a vós dirigimo-nos com confiança. Sagrada Família de Nazaré, faz também das nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré, nunca mais nas famílias se vivam experiências de violência, fechamento e divisão: quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado receba depressa consolação e cura. Sagrada Família de Nazaré, o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar de novo em todos a consciência da índole sagrada e inviolável da família, a sua beleza no desígnio de Deus. Jesus, Maria e José escutai, atendei a nossa súplica. Amém.
Pe. André Gustavo de Sousa
Formador do Seminário Missionário Bom Jesus
Assessor da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Aparecida
Sínodo dos Bispos: A vocação e a missão da Família na Igreja e no mundo Contemporâneo
